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Qualidade de sono

 Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 40% da população mundial têm algum problema com o sono. Se você estiver apresentando irritação, falta de concentração, ansiedade ou excesso de sonolência, pode ser um alerta. O que você faz ou não faz do amanhecer ao entardecer causa um enorme impacto sobre o seu descanso da noite até a manhã. A melhor maneira de garantir um bom descanso noturno é revisar as atividades que você desenvolve muito antes de ir para a cama. Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a dormir melhor:

  1. À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagere nas quantidades;
  2. Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes (“despertam”);
  3. Não use medicamentos para dormir sem o conhecimento do seu médico;
  4. Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo;
  5. Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro e vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã;
  6. Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama;
  7. Procure usar colchões confortáveis e silenciosos;
  8. Tire da cabeceira o telefone celular e relógios;
  9. Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar antes de ir dormir;
  10. Pratique exercícios. Atualmente, os exercícios são reconhecidos pela American Sleep Disorders Associationcomo uma intervenção não-farmacológica para a melhora do padrão de sono;
  11. Procure seguir uma rotina na hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono.
  12. Escolha um colchão apropriado para seu biótipo com o melhor nível de conforto, afinal você passará 33% do seu período de vida nele.